10 vantagens para considerar abrir uma loja virtual antes de uma loja física

Os consumidores querem ter mais comodidade ao fazer suas compras. Com o tempo cada vez mais escasso para se dirigirem a um centro comercial como o shopping center, os consumidores brasileiros adotaram a loja virtual como solução para adquirir os mais diversos produtos com preços mais competitivos.

É muito mais fácil comparar preços na internet e conferir a disponibilidade dos itens do que ir de loja em loja. Por esse motivo, as pessoas estão acessando e comprando cada vez mais produtos e serviços pela internet.

 

Essa é uma oportunidade para empreendedores como você, que desejam ter seu próprio negócio e ainda estão na dúvida se abrem uma loja física ou virtual. Vamos esclarecer todos os pontos? Confira 10 vantagens de abrir uma loja virtual!

 

1. Menor custo se comparado a uma loja física

A loja virtual pode ser gerenciada a partir de um pequeno escritório em sua casa, enquanto a loja física demanda de um espaço maior. Esse espaço gera gastos com aluguel, equipe, eletricidade, água, produtos de limpeza e outros materiais.

Os gastos que envolvem a criação de uma loja virtual são menores, pois você precisará de um endereço na web e pode construí-la em uma plataforma que entregue a maioria ou a totalidade das soluções já prontas.

Após comprar o domínio e escolher a plataforma para construir sua loja virtual, basta personalizá-la com o layout que você preferir, escolher os meios de pagamento, cadastrar os produtos e iniciar as vendas.

 

2. Menor custo de manutenção

A operação de uma loja virtual tem processos mais enxutos do que uma loja física. Isso permite que você gerencie a maioria deles. Em vez de ter um funcionário para cada área da loja, você concentra todas as atividades e divide seu tempo entre elas.

 

3. Funcionamento 24 horas por dia

Você já imaginou o tanto de dinheiro necessário para manter uma loja física aberta 24 horas por dia? A loja virtual permite que você opere dessa forma. Enquanto você dorme, ela permanece no ar e disponível para vender cada vez mais.

Os processos automatizados de uma loja virtual permitem que seu funcionamento seja sem restrição, aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

4. Alcance maior de consumidores

Lojas físicas têm um poder de alcance menor em relação aos consumidores quando comparadas às lojas virtuais. As lojas físicas conseguem alcançar pessoas do seu bairro, enquanto que as lojas virtuais chegam aos consumidores de todo o mundo.

Ao alcançar um maior número de pessoas, é possível aumentar a quantidade de vendas e o tamanho do seu negócio. Entenda a loja virtual como um ponto de comércio em escala global, pois qualquer pessoa do mundo pode acessá-la.

 

5. Pedidos processados com maior facilidade

A gestão das vendas de uma loja virtual é mais prática e organizada do que a de uma loja física. As informações sobre todos os pedidos ficam agrupadas em uma área dedicada da plataforma da loja. Por lá, é possível fazer um controle cuidadoso de cada pedido feito.

As informações são acessíveis e detalhadas, permitindo que todas as etapas do pedido fiquem registradas no mesmo lugar. Isso diminui as chances de erro, oferecendo segurança para você e o consumidor.

 

6. Maior oferta nos meios de pagamento

Débito ou crédito? Os dois, por favor! Não há nada mais frustrante para um consumidor do que desejar comprar algo e a loja não aceitar a forma de pagamento que ele tem disponível naquele momento.

A loja virtual permite que você diversifique os meios de pagamento, podendo oferecer cartões de débito e crédito, carteira virtual, boleto bancário, transferência on-line e outros mais. É possível oferecer ao consumidor o pagamento até mesmo em mais de um cartão!

 

7. Diversidade nas formas de divulgação

A diversidade nas formas de divulgação permite que seus clientes acessem mais rapidamente a sua loja virtual. Basta ter um smartphone com conexão à internet para acessar o seu site e começar a realizar as compras.

Além das formas tradicionais de se divulgar um negócio como cartões, panfletos e banners nas ruas, você pode investir em uma comunicação massiva na internet. Conte com soluções como o e-mail marketing, técnicas de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais

 

8. Integração com as redes sociais

O fato de a loja ser virtual facilita bastante a integração com as redes sociais. Basta inserir links nas duas pontas para que elas se comuniquem com eficiência. Aproveite a grande quantidade de pessoas conectadas a este tipo de mídia para atraí-las para sua loja por meio de posts, fotos e anúncios patrocinados. Veja como fazer essa integração:

 

  • Facebook: crie uma fanpage.
  • Twitter: envie mensagens curtas com links para sua loja.
  • Instagram: poste fotos dos produtos que você vende.
  • YouTube: divulgue vídeos sobre os produtos e serviços vendidos.

 

9. Grande quantidade de canais de atendimento

Aproveite o ambiente virtual para diversificar as formas de atender o seu público. A fanpage do Facebook, por exemplo, permite o atendimento via Messenger. Você também pode criar um grupo com seus clientes no Whatsapp e receber pedidos por lá.

Outra forma de se comunicar com os consumidores pela web é por meio de chat, assim como e-mail. A rapidez com que você responde aos clientes conta muitos pontos para o sucesso de seu negócio.

 

10. Facilidade no monitoramento de desempenho

A tecnologia por trás de uma loja virtual permite que todos os registros fiquem armazenados em um histórico. Isso faz com que você consiga acompanhar de perto o desempenho e a evolução do seu negócio.

Os registros armazenados em sua loja virtual permitem ir além. É possível segmentar os clientes em bases separadas para enviar ofertas personalizadas, resgatar carrinhos abandonados por meio de e-mail marketing e gerenciar promoções com mais rapidez.

O conjunto de dados que uma loja virtual armazena facilita o seu trabalho e a tomada de decisões, mantendo o seu negócio sempre ativo e competitivo no mercado.

Diante das vantagens que apresentamos, chegou o momento de você investir na criação da sua própria loja virtual. Quer saber como? Entre em contato conosco!

Conheça nossos planos  de lojas virtuais

About Equipe Create7
Equipe geradora de conteúdo create7
In Socials:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 + eighteen =